terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cozinha do Mediterâneo

O tomate é um fruto, pois se origina do desenvolvimento do ovário da flor. O tomateiro é uma angiosperma dicotiledônea. Este fruto, apesar de amplamente utilizado na Europa, é originário da América central. Os europeus que vieram saquear as Américas além de destruírem os aborígenes que aqui viviam também levaram algumas plantas endêmicas para Europa. A cozinha mediterrânea e principalmente a italiana se utilizam muito deste fruto. A postagem de hoje é sobre um prato típico da cozinha mediterrânea indicado para o verão por ser bem leve.


Lombo de porco com tomate e pepino


Ingredientes
12 fatias finas de lombo de porco
1 ovo
2 pitada de tomilho seco
1 e ½ Xícara de farinha de rosca
2 pepinos pequenos
1 lata de tomates pelados picados
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
3 colheres (sopa) de azeite (extra virgem que tem acidez máxima em 0,5%)
Óleo para fritar (qualquer um menos o horroroso óleo de soja)
Sal a gosto

Modo de preparar
Bata o ovo com uma pitada de tomilho. Tempere as fatias de lombo com sal, passe na mistura e depois na farinha de rosca. Aperte bem para aderir o empanamento. Frite as fatias e reserve em papel absorvente.
Lave e escorra os pepinos, retire as cascas e corte em fatias bem finas.
Numa tigela, emulsione o azeite com o vinagre, uma pitada de sal e uma pitada de tomilho. Empilhe as fatias de lombo alternando cada uma delas com algumas fatias de pepino e o picado de tomate. Regue tudo com o vinagrete preparado e sirva imediatamente. Eu costumo harmonizar este prato com um vinho sauvignon Blanc chileno.

Um comentário: