sábado, 10 de janeiro de 2009

Risotto

A postagem de hoje é sobre um prato que considero uma de minhas especialidades, risoto. Talvez o mais famoso seja o risotto alla milanese criado devido ao ciúme de um pai cozinheiro. Alguns dizem que Valerio di Fiandra, mestre na fabricação de vidros colocou açafrão no risoto servido no casamento de sua filha para estragar o prato, mas o tiro saiu pela culatra. Os convidados que tiveram coragem de provar aquele arroz amarelo adoraram. Risoto é um prato típico do norte da Itália, mais especificamente da Lombardia. Frita-se a cebola levemente, mistura-se arbório e se vai deitando lentamente caldo de carne ou legumes dependendo do que queremos como resultado final.Por sua simplicidade permite inúmeras variações. Hoje utilizamos principalmente dois tipos de arroz, o arbório e o carnaróli, pois têm a capacidade de absorver grande quantidade de líquido sem se desintegrar e a camada espessa de amido torna o prato cremoso.
Não posso colocar uma receita de risoto sem um comentário agradecido a um grande amigo que me ajudou muito quando comecei a dar aulas, me dando provas de vestibular, material produzido por ele, livros que não utilizava mais, além de conselhos que me foram sempre muito úteis. O professor Ricardo Velloso. Além de ser um profissional excelente e uma pessoa fantástica, também é um chef de mão cheia e - deste sim tenho certeza - sua especialidade é o risoto. Os prêmios que já ganhou podem confirmar o que escrevo.

Risoto de leitão com shoyu, mel e alho-poró



Ingredientes

400g de pernil de porco em pedaços
100ml de shoyu
1 colher (sopa) de mel
Alecrim
Algumas folhas de sálvia
Gengibre
1 bulbo Alho-poró cortado em fatias finas
1 xícara de arroz arbório ou carnaroli
Uma cebola média picada
Azeite
2 colher (sopa) de manteiga
sal a gosto
Caldo de bacon com louro ou caldo de frango

Mode de preparar
Frite levemente as folhas de sálvia com o alecrim e reserve. Misture o porco, o shoyu, o mel, raspas de gengibre, as ervas fritas e deixe marinar por 12 horas. Retire o porco da marinada e reserve o líquido. Frite a cebola na manteiga com um pouco de azeite, quando estiver ficando transparente misture e arroz e o líquido da marinada. Deixe sorver bem e deite um pouco de caldo a medida que o arroz vai secando e acerte o sal. Enquanto isto frite o alho-poró levemente e coloque o porco. Deixe por quinze minutos aproximadamente. Quando o arroz estiver al dente misture tudo. Eu gosto de harmonizar este prato com um vinho frutado como os de uva torrontes.

Um comentário: