quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pão

O pão é produzido desde que o Homo sapiens deixou de ser nômade e passou a cultivar a terra começando a longa história das monoculturas. O povo egípcio foi o primeiro a utilizar fermentos no pão e também os primeiros a fazê-los em fornos. Ainda hoje em algumas culturas não se utiliza fermento no pão. Os judeus comem o pão ázimo, pois acreditam que o pão com fermento é impuro. De qualquer forma o pão é um alimento utilizado pela maiorias das culturas. Não tenho muita habilidade com massas, meus pães nunca ficam como eu quero. Ainda bem que existem padarias muito boas no meu bairro. Quando quero fazer algum prato que precise de pão eu recorro a especialistas. As padarias da rede Zaffari de supermercados são excelentes. Nunca me deixaram na mão.
A Bruschetta é um prato originário da região do Lazio e de Abruzzo na Itália. Hoje existem inúmeras variações deste prato. Geralmente são gralhadas, mas eu prefiro a maneira original: Frito no azeite abundante. Acho uma entrada fantástica, mas também pode servir como aperitivo para um bate papo de final de tarde regado a vinho tinto. Preferencialmente os mais tânicos.

Bruschetta de tomate e anchova


Ingredientes
6 fatias de pão italiano
Azeite
1 lata de tomate pelado
1 dente de alho milimetricamente picado
1/3 de xícara de azeitonas pretas picadas
Folhas de manjericão a gosto
6 filés de anchova em conserva
Sal a gosto

Modo de preparar

Pique os tomates, as folhas de manjericão e junte com o alho e as azeitonas. Misture bem e acerte o ponto do sal. Frite as fatias de pão no azeite. Coloque sobre cada fatia a mistura que fizeste com os tomates e adicione um filé de anchova sobre cada bruschetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário