sábado, 3 de janeiro de 2009

Enoexperiências




Não tem coisa pior para um apreciador de vinhos do que ir a uma reunião na casa de amigos e alguém te oferece um vinho dizendo: este tem o gostinho da uva. Se tem o gostinho da uva é suco de uva, não vinho. Geralmente é alguém que sabe do teu gosto pela bebida de Baco e fica insistindo pra tu provares, pois vais te sentir “embaixo dos pareral”. Já me aconteceu várias vezes. Que bom que criei um blog, assim posso desabafar sobre estes momentos de terror.
A fundação Ecarta, que fica ali na João Pessoa, número 943, promove apresentação de vinícolas e degustação de vários tipos de vinhos. Eu participo sempre que posso. No final do ano passado fui a uma apresentação da vinícola Tempus Alba. Provei uma série de vinhos e constatei que a vinícola é fantástica, mas o que me chamou a atenção foi o Tempus tempranillo. Esta uva é originária do norte da Espanha e produz vinhos com tatinos bem agressivos. Já o vinho Tempus produzido com esta uva apresenta taninos bem mais redondos do que os Espanhois. Calma, deve ter uma legião de enófilos me escomungando neste momento, mas lembrem-se que tudo é questão de gosto. Meu paladar não está acostumado com taninos agressivos o que é característico de alguns vinhos europeus. Prefiro os vinhos mais jovens característicos da América do Sul. Principalmente os produzidos na região de Mendoza. Pois aí vai a minha dica: Tempus tempranillo, que pode ser comprado na rede nacional de supermercados por um preço acessível. O custo/benefício vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário